h1

sobre Renata Caldas

renata caldas- foto:Thiago Sabino Atriz e jornalista brasiliense.

Bacharel em Artes Cênicas (interpretação teatral) pela Universidade de Brasília. Bacharel em Comunicação Social (jornalismo) pelo Centro Universitário de Brasília – UniCeub. Locutora formada pelo CultCom-Senac. Foi repórter dos cadernos culturais do Correio Braziliense, Jornal de Brasília e Jornal do Brasil. Tem matérias publicadas no Estado de Minas, Folha de S. Paulo, Diário Catarinense, Revista Trip, entre outros. Trabalhou como repórter e fotógrafa de turismo e aventura para o site Candango. Integrou a comissão de seleção da Caixa Cultural nas áreas de teatro e dança.

Um de seus textos foi questão de Vestibular da Universidade de Brasília (UnB).

Ao lado do ator Orã Figueiredo, apresentou o Festival Internacional de Cinema de Brasília – FicBrasília em 2006, 2008 e 2009.

Participou de leituras dramáticas como Um grito parado no ar, texto de Gianfrancesco Guarnieri com direção de Paulo José (Casa da Gávea, 2012) e Em familia, texto de Oduvaldo Vianna Filho sob direção de Aderbal Freire-Filho (Teatro Poeira, 2011). Assinou a cenografia do espetáculo Se eu fosse eu, dir. Delson Antunes, textos de Clarice Lispector (Casa da Leitura- RJ- 2013 e Teatro do Jockey – 2015), no qual também atuou. Apresenta Saraus Cênicos, sob direção de Delson Antunes, em cafés, teatros e livrarias. Trabalha como assistente de direção de espetáculos infantis e adultos.

Trabalhou com Hugo Rodas (Quem tem medo de Virgínia Woolf? e O rinoceronte), Fernando Villar (Caneta azul), João Antônio Esteves (Navalha na carne) e Cezário Augusto (Pedreira das almas). Integrou os projetos Gênesis de Performance (Minhocão da UnB) e  Híbridus de Performance (Conic). Participou de curtas e longas-metragens.

Principais pesquisas: O teatro como tradução pictórica (Pibic/CNPq), orientação: Soraia Maria Silva e Machado de Assis e os bastidores da crítica-literária no Brasil, participante do Concurso Nacional de Ensaios – MinC, orientação: Lunde Braghini Jr.

“Quando vi O que diz Molero fiquei encantada pelo trabalho dos atores e do diretor Aderbal Freire-Filho. A criação deste blog é uma forma de divulgar e debater a linguagem do romance-em-cena. Deixe seu comentário. Obrigada!” 😉


Anúncios

10 comentários

  1. Fala, Renata. Prazer te rever aqui com o Blog e saber que você está na atividade com o teatro. Estou me formando agora em artes cênicas pela Escola de Teatro Leonardo Alves. Sou integrante do artistas cariocas e recebi por e-mail seu blog. Vou adicionar em favoritos para acompanhar seu trabalho e pesquisa.
    Um grande abraço,
    Álvaro


  2. HU HU HU ,Lindona HEM!!!!!!È isso daí Renata!!!!!!


  3. Que orgulho de vc!!! Tres chic!
    Depois do mestrado quero trocar idéias com vc!


  4. Muito bacana o trabalho.
    Abraço grande.


  5. Oi, Carol! Não suma, hein.
    Espero que esteja tudo bem depois da confusão da greve na USP.
    Beijos, Renata


  6. Oi, Álvaro. To te respondendo um século depois. Bom saber que está se formando em cênicas. Aposto que é pra fazer dublagem. Vai ser um dublador e tanto. Aproveito pra mandar um beijo pros nossos amigos locutores. Continue acompanhando o blog. Beijos, Renata


  7. Oi Renata

    Adorei o Blog e a pesquisa sobre o romance-em-cena. Faço parte de um grupo de teatro e estamos estudando um texto para fazer a montagem nessa linguagem.
    Mais uma vez, parabéns pela pesquisa e continuarei acompanhando o Blog!!
    Um abraço,

    Patricia


  8. Que bom, Patrícia. E é importante reconhecer o trabalho do Aderbal, pai dessa poética. Vi montagens que usaram técnicas do romance-em-cena sem citar a fonte criadora. Bom trabalho e merda pra vc e seu grupo! Continue navegando por aqui. Grande abraço, Renata


  9. Renata

    Passei por aqui. Sua pesquisa tá muito interessante e o blog lindo!


  10. Oi Renata!

    Estamos “catando” todos os amigos de infância, lá da Tia Bibia (rsrs) e agora te achamos.
    Manda um email com seus contatos, vamos fazer uma festa de reencontro.

    bjs



Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: