h1

Arquiteto cênico

20/05/2009
O cenógrafo José Dias. Foto de Leonardo Aversa, publicada no jornal O Globo.

José Dias e suas maquetes expostas na Caixa Cultural, ano passado. Foto de Leonardo Aversa, publicada n' O Globo.

Super requisitado, o cenógrafo José Dias acompanhou o nascimento do Centro de Demolição e do “romance-em-cena”. À frente da cenografia da Mulher carioca e do projeto de reforma do Teatro Gláucio Gill (assinado em parceria com Aderbal), Dias lamenta a destruição do teatro: “Quando vi que voltaram com aquela altura do palco fiquei horrorizado. Foi um erro não terem consultado um cenógrafo pra dizer o que seria melhor. Basta dizer que até hoje o teatro não conseguiu se recuperar”.

Mas o espaço pode mudar de cara e ganhar fôlego novamente. A pedido do então secretário estadual de cultura Luiz Paulo Conde, José Dias entregou um projeto para transformar o Gláucio Gill num grande centro cultural. E cheio de charme, todo em art déco. “É um projeto lindo. Foi repassado para Adriana Rattes, mas está parado não sei porquê”. Então, a gente fica na torcida para ver o novo GGill a todo vapor 😉

Para esta pesquisa, Dias guarda material raro que só ele poderia ter: esboços da cenografia utilizada em A mulher carioca aos 22 anos. Além de inúmeros espetáculos, o cenógrafo – que é professor da UNIRIO e da UFRJ- assina também os projetos dos teatros Solar de Botafogo e Justiça Federal (no Rio) e do Teatro Pedro Calmon (em Brasília).

Saiba mais sobre José Dias

2 comentários

  1. Bom dia, estou fazendo um trabalho para faculdade envolvendo artes visuais e plasticas na cenografia, e queria saber se consigo um site ou material sobre José Dias e seu trabalho ou material sobre cenografia e maquetes, agradeceria muito uma entrevista com o profissional.
    Aguardo
    Ricardo


  2. Oi Ricardo,
    Desculpe, mas vi teu comentario e gostaria de te ajudar, espero não ser tarde demais… rsrs
    Olha só, o prof. José Dias é um amor de pessoa, vive correndo claro como já dito acima, ele é bem ocupado, mas sempre dedica um tempo a ajudar as pessoas que precisam dele, eu mesma ja tive esse prazer e me senti honrada.
    Tente entrar em contato com ele…, se você for do Rio é muito mais fácil, procure-o na UNIRIO, na praia vermelha, na Urca. Ou caso nao consiga entre em contato comigo atraves do meu e-mail, que te passo o e-mail dele.
    Mas posso te adiantar, o cara saca muito de cenografia e torno a repetir, é uma pessoa maravilhosa, tem prazer em falar do que sabe, não fica amarrando como muitos por aí não. É um profissional competente e atencioso, digo isso pois me ajudou em meu trabalho de graduação e será um dos meus orientadores em meu mestrado. Sempre que vou ao Rio estou em contato com ele, e como sempre é muito cordial e hospitaleiro.Vai por mim que não irá se arrepender.
    Abraços, Marize.



Deixe um comentário

